Sobre mim...

Sou fotógrafo de natureza e artista multimídia, nasci na cidade de São Paulo em 1962 onde morei até 1980 quando mudei para o interior do estado de Rondônia que fica dentro da floresta amazônica. 

A cidade que morei não tinha saneamento básico nem luz, apenas poço e gerador; haviam cerca de 1700 habitantes espalhados em toda a zona rural.

Lá tive os primeiros contatos com a floresta amazônica, já que a 10 metros do meu quintal já tinha a mata virgem e preservada, onde se escutavam os bugios, pássaros e à noite ronronar e rugir de onças e outros animais.

Vi arvores milenares como mognos, cerejeiras, frejós, canelas e outras, sendo derrubadas e vendidas como madeira para exportação, a maioria para a Alemanha, França e Estados Unidos.

Presenciei o derrubar das matas por mateiros com motosserras e a mais devastadora que é a derrubada com enormes correntes e tratores gigantes, para transformação em pasto e plantações, que por causa do solo pobre, sempre precisavam ser transferidas para novas áreas e outras derrubadas eram feitas.

Voltei a São Paulo para continuar meus estudos me formando em economia e administração pela universidade católica de Santos, litoral de São Paulo, onde fixei residência.

Nessa ocasião ingressei na Sabesp que é a empresa de saneamento do estado de São Paulo, lá tive a oportunidade de conhecer a Mata Atlântica, indo em locais proibidos para o público normal.

Conheci todos os rios, cachoeiras, captações de água potável, andei pelas trilas e vi sua vida selvagem e a flora que é impressionante, e aprendi sobre a importância da preservação dessas matas e dos rios, já que a grande maioria das cidades próximas ao mar dependem exclusivamente dessas águas para existirem.

Nessa época a fotografia já tinha entrado em minha vida e a documentação dessas maravilhas que eu tinha a oportunidade de presenciar era a coisa mais óbvia a se fazer.

Logicamente me dediquei ao estudo sobre desse assunto e a participação em discussões sobre as bacias e participação em comissões sobre o tema, passaram a ser quase obrigatórios ao meu ver.

Durante 15 anos dei palestras sobre o uso racional e responsável da água, reuso de água com as técnicas mais modernas, para a sustentabilidade, e outros temas voltados à preservação.

Essas palestras foram ministradas desde faculdades de engenharia a escolas de ensino fundamental, que é de onde partimos para as mudanças.

Criei um instagram @acaciomarquesoficial, onde coloco vídeos curtos falando desses temas e algumas fotos e curiosidades. Depois de 40 anos me aposentei e pude me dedicar totalmente à fotografia e a proteção da Mata Atlântica e de seus rios. Criei duas lojas virtuais, uma para venda de pôsteres para decoração, com minhas fotos, e uma para venda de camisetas com o mesmo tema. 

As vendas são a preços acessíveis para poder multiplicar a ideia e ajuda a financiar as incursões pela mata, junto com minha equipe. 

Também revertemos 10% dos lucros para o Instituto AMBIECCO que tem meu apoio.



Veja o vídeo

Compre um de meus quadros decorativos.